Pesquisar este blog

01 junho 2015

Perdido em Marte - Andy Weir [Resenha]

Titulo: Perdido em Marte
Autor(a): Andy Weir
Páginas: 336
Publicação: 2014
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413359
Sinopse: Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável , ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.

"Os piores momentos da vida são precedidos por pequenas observações. O pequeno caroço na lateral do seu corpo que não estava lá antes. Voltar para casa para ficar com sua esposa e encontrar duas taças de vinho na pia. Todas as vezes que você ouve 'Interrompemos este programa...'"


Mark Watney é um astronauta que depois de um acidente, que fez sua equipe pensar que estava morto e serem forçados a abandonar sua missão, ficou presso em Marte e usa seus conhecimentos em mecânica e botânica na luta para a sobrevivência no planeta vermelho.
Sem comunicação e sem ajuda da Nasa ele tem que sobreviver até a chegada da próxima missão e cada dia é uma vitória pra ele...

Perdido em Marte é um livro de ficção cientifica, é um livro um pouco carregado devido aos seus inúmeros termos técnicos e abreviações de nomes de máquinas, mas fora isso é uma leitura muito gostosa, em certos momentos esse livro poderia até ser classificado como um drama.

Mark Watney é um personagem muito bem estruturado, piadista e carismático, você torce pelo personagem até a ultima página. Alguns detalhes que saltam aos olhos nesse livro são as referencias a coisas da cultura pop, como por exemplo, Três é demais, Abba, Agatha Christiee muitas outras referencias.

A escrita do autor é leve e fluida, porem como já foi dito se torna um pouco pessada devido aos termos técnicos, mas isso faz parte do gênero, então, os amantes de ficção cientifica vão gostar muito.


Recomendadíssimo, gostei bastante da história e da escrita, estou ansiosíssimo pelo filme, o ator que intrepretará o Mark no filme vai ser o Matt Damon e sinceramente eu gostei bastante da escolha.Saíram algumas imagens do filme e eu vou deixar aqui em baixo.





Então foi isso, se você gostou comente!!

0 comentários:

Postar um comentário